EU SOU DEMAIS!!!!!!
"Todos os indivíduos, que vivem numa comunidade organizada necessitam, até certo ponto, manter as aparências. Da mesma forma, cada um de nós, até certo ponto, está imbuído dos padrões ambientes e depende da estima que os outros demonstram. Porém, o tipo que estamos tratando transforma o ser humano numa pura aparência. O impulso que o indivíduo experimenta é para dizer aos outros quão estúpidos, inúteis e desprezíveis eles são; é para faze-los sentirem-se como pó; é para flagelá-los como uma indignação virtuosa do alto de sua própria infalibilidade. Sendo “mais santo do que tu”, o indivíduo adquire o direito de olhar os outros com superioridade e, consequentemente causar-lhes algum dano. Nietzsche descreveu essa espécie de superioridade moral chamando-a de “Crueldade refinada disfarçada em virtude”.
Procura, por meio da aparência, ofender o próximo, suscitar a sua inveja e despertar os seus sentimentos de inferioridade e degradação, esforçando-se para faze-lo sentir a amargura do seu destino, deixando cair um pouco do próprio mel em sua língua.
Observemos um homem que se mostra humilde e perfeito em sua humildade, tem estado, por largo tempo, preparando uma tortura; podem estar seguros de encontrá-los! Eis aqui um outro homem, que demonstra piedade para com os animais e que é admirado por causa disso – mas há certas pessoas sobre as quais ele deseja descarregar a sua crueldade, exatamente desse modo. Observem aquele grande artista: o prazer que ele, de antemão, experimentou imaginando a inveja dos rivais que tem sobrepujado quantos momentos amargos na vida de outros homens ele não exigiu, em paga da sua própria grandeza!
Os sentimentos positivos espontâneos, experimentados em relação aos demais, são sufocados, e os motivos de ressentimento são inúmeros. Mas, a fonte específica de onde brotam incessantemente os impulsos sádicos é o seu sentimento de que a sua própria vida não lhe pertence, de que ele tem, sempre, de viver de acordo com as esperanças do mundo exterior. Daí o seu desejo de triunfar sobre os outros, pelo único modo por que poderia faze-lo ou seja, excedendo-se em retidão e em virtudes.
A angústia é provocada pela disparidade que existe entre o que o indivíduo aparenta e o que ele é na realidade. Nada mais é do que o temor de ver-se desmascarado ( medo de, um dia, ser apontado como embusteiro). O medo que sente de que os outros, um dia, percebam que ele não é, realmente, generoso e altruísta, mas egocêntrico e egoísta ou, então, que percebam que ele não está realmente interessado no seu trabalho e sim na sua própria glória.
Esse medo de ser desmascarado é o mais forte dos temores experimentados pelo indivíduo, por causa dos impulsos sádicos envolvidos na necessidade de parecer perfeito. Quando alguém se coloca em um alto pedestal e, de lá, escarnece das limitações alheias, então, cometer um engano, engendra o perigo de ser exposto ao ridículo, de ser desprezado e humilhado.
O tipo de indivíduo que estamos discutindo, adotou as suas normas sob a influência do medo e para conseguir paz de espírito. Concorda com elas de modo apenas formal, porque, internamente, opõe-se a elas."
********************************************************************************
DENTUÇO NELES!!!!!!!!!
ISSO É A MAIS PURA VERDADE!!!!!!!!!
CHUPA QUE É DE UVA!!!!!!!!
FONTE:****FALADOR.COM
****PORTOSEMMISTERIO.COM.BR
****BUSCARORIENTAÇAO.BLOGSPOT.COM
Comentários
Postar um comentário