O PARADOXO DA LIBERDADE!!
O paradoxo da liberdade
Tua vontade de ser livre está vinculada secretamente ao amor que sejas capaz de irradiar enquanto estiveres por aqui. É um paradoxo, pois todas essas vezes que te afastaste de alguém com temor de que o amor que surgia te amarrasse a essa pessoa e preferiste optar pela tua liberdade, acabou acontecendo exatamente o contrário, por teres recusado a oportunidade de te vincular amorosamente a alguém tua liberdade diminui sensivelmente. Na mesma medida em que te atreveres a amar mesmo que não recebas de volta nenhum carinho ou atenção é que tua liberdade aumentará. Pensa bem, liberdade não é o efeito negativo de não haver vínculos, liberdade é a contemplação de que tudo e todos estão conectados pelo espírito universal e que pela aceitação dessa realidade tu podes navegar pelo infinito sem restrições.
Estudos do Worldwatch Institute (State of the world, 2008) indicam a existência de um paradoxo da felicidade. Segundo esses estudos, o ser humano possui necessidades básicas de natureza urgente que, se não atendidas, acarretam a infelicidade. Assim, para pessoas que estejam na miséria ou na pobreza extrema, ganhos de renda são imediatamente seguidos de um notável aumento da felicidade individual. Contudo, a partir de um determinado nível de renda o ganho relativo de felicidade passa a ser inferior e, até mesmo, a decrescer.
Detectou-se que o limite para o ganho de felicidade a partir do incremento da renda gira em torno de quinze mil dólares, ou pouco menos de quarenta mil reais, por ano. Levando-se em consideração o que tais estudos indicam, e ao contrário do que possa sugerir o senso comum, um brasileiro com salário mensal de pouco mais de três mil reais não verá sua felicidade dobrar exclusivamente porque seu salário foi multiplicado por dois, sendo possível até que diminua.
O paradoxo da felicidade também explica essa espécie de reacionarismo: são pessoas que deixaram de ser felizes há muito tempo, desde que suas rendas superaram o limite da aquisição de felicidade. A partir daí, seus espíritos somente foram acrescidos de amargura e arrogância.
FONTE:******ESTADAO.COM.BR por OSCAR QUIROGA
******JORNALGGN.COM.BR por LUISNASSIF
******BLOG DO MARCIOVALLEY.COM.BR
Comentários
Postar um comentário