UM TRABALHO INTERESSANTE SOBRE O CANTAREIRA!!!!

UM TRABALHO INTERESSANTE. (CLIMATEMPO)

"O Sistema Cantareira, maior e principal reservatório para abastecimento de água da Grande São Paulo, estava com apenas 6,1% de armazenamento na manhã de 16 de janeiro de 2015. Este percentual já considera os dois “empréstimos” de água da reserva técnica (o volume morto) acrescentados em maio e em outubro de 2014. Esta reserva nunca havia sido usada antes porque sempre foi de difícil captação e principalmente porque nunca foi preciso. A chuva sempre deu conta de manter a água num nível adequado para abastecer a Grande São Paulo. Na prática, o Cantareira tem gotas de água e parte da população da região metropolitana de São Paulo vive um racionamento desde 2014, embora não oficializado pelo governo paulista".




"A maior parte da chuva anual na região geográfica em que está localizado o Sistema Cantareira acontece nos meses de verão, especialmente em dezembro, janeiro e em fevereiro. Se chove menos do que a média nestes meses, a chance de recuperação pluviométrica no restante do ano é baixa, pois entra-se no outono-inverno que são estações naturalmente com pouca ou até nenhuma chuva. Se a chuva do verão falha, é preciso esperar o verão seguinte e torcer para que a chuva volte volumosa, no mínimo dentro da média histórica".





"Na escala anual, janeiro é o mês com mais fartura de chuva sobre o Cantareira. A média histórica para janeiro é de aproximadamente 260 mm. Mas nos últimos dois janeiros, choveu muito menos do que o normal. Os últimos verões ficaram devendo muita chuva.
O forte bloqueio atmosférico que reduziu muito a chuva no Brasil no verão de 2013/2014 foi gerado por anomalias de temperatura das águas dos oceanos Pacífico e Atlântico. Mas a falta de chuva nos últimos verões pode ser melhor explicada por um ciclo de anomalia de temperatura mais longo do oceano Pacífico: a ODP – oscilação decadal do Pacífico (PDO, na sigla em inglês).
A cada 20 ou 30 anos, em média, o oceano Pacífico, a maior massa de água do planeta Terra, sofre variações de temperatura ficando mais quente ou mais frio do que o normal. Estas oscilações de longo período interferem nos ventos, na chuva e na temperatura em muitas regiões do globo".

                                            por JOSÉLIA PEGORIM
                                                               
********************************************************************************    
CHUVA NO CANTAREIRA SÓ EM 2017!!!!

*******************************************************************************
SÓ UM TUFÃO SALVARIA O CANTAREIRA!!!!

*******************************************************************************

O TRABALHO DA METEOROLOGIA É MUITO SÉRIO!!!!!
VALE A PENA CONHECER O TRABALHO
DOS ESTUDIOSOS DO CLIMA !!
O INVESTIMENTO É GRANDE !!!!
MESMO TENDO COMO ESTUDO A NATUREZA!!!!
TENTE CONHECER O TRABALHO DE: 
CLIMATEMPO / INPE.


                                        DENTUÇO NELES!!!!!!


FONTE:*****CLIMATEMPO
              *****YOU TUBE  por CLIMATEMPO                                                                   METEOROLOGIA

Comentários

Postagens mais visitadas