Sem a pretensão de esgotar essas questões, neste texto pretendo expor em que pé se encontra esse processo de privatização, baseando-me nas reflexões do pesquisador britânico Tristan McCowan (2005), quem muito estudou o ensino superior brasileiro.
Para além da “demonização” desse processo, é necessário compreender quais foram os incentivos e condições que marcaram o crescimento da oferta privada dos cursos de graduação.Se existe hoje uma cobertura consolidada de faculdades particulares, é porque elas ocupam um nicho (de mercado, sem dúvida) e preenchem uma lacuna que o sistema público não foi capaz de contemplar: a crescente demanda por diplomas do ensino superior.
A questão é complexa porque ao mesmo tempo em que a oferta privada dessas vagas merece ser problematizada, foram também essas instituições (por mais empresariais que sejam) que garantiram acesso da sociedade a este nível de educação. Não faltaram, no entanto, incentivos tanto do Banco Mundial, o patrono das IES privadas, quanto do próprio governo federal, sob as gestões de FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010).
Evolução das matrículas nas instituições de ensino superior (IES) – Brasil, 2010. (Fonte: Censo da Educação Superior – INEP, 2010)
No gráfico acima, que corresponde aproximadamente ao governo Lula, percebemos o crescimento viril das IES privadas. Segundo o Censo da Educação Superior (INEP, 2010), entre 2003 e 2009, a rede pública cresceu 18,9%; a rede privada, que já era maioria, cresceu 36,9%. Ou seja, o dobro. Essa constatação é preocupante, porque em 2001 as IES privadas já correspondiam a 68,9% das matrículas no ensino superior. Em 2010, essa participação chegou a 74,2%.
Três em cada quatro estudantes do ensino superior estão matriculados em uma IES privada, como ilustra a figura abaixo.
Proporção de matrículas nas instituições de ensino superior (IES) – Brasil, 2010. (Fonte: Censo da Educação Superior – INEP, 2010
As IES privadas sem fins lucrativos (o que não significa que não tenham interesses mercantis), por exemplo, recebem isenções de impostos e do pagamento da previdência social dos empregados. Além disso, estão igualmente isentas do salário-educação, uma contribuição social tributada das folhas de pagamento das empresas, com a finalidade de ser utilizada no desenvolvimento da Educação brasileira.
Mesmo as IES privadas com fins lucrativos também recebem benefícios. Auxílios do governo, como o FIES (Programa de Financiamento Estudantil) – criado no governo FHC a partir de outro programa – e as bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) – de autoria do Fernando Haddad enquanto ministro da Educação – têm tirado muitas dessas instituições do risco de falência e, ao mesmo tempo, permitindo que estudantes de baixa renda possam acessá-las.
Não há dúvida de que muitos dos pressupostos da expansão do ensino superior privada, dentre a democratização do acesso, sejam questionáveis.O que é importante ficar claro é que estudar em uma universidade pública, gratuita, com um quadro de docentes bem formados e a possibilidade de participar de projetos de pesquisa e de extensão tende, neste ritmo, a se restringir a um público cada vez menos expressivo entre os jovens brasileiros.
OPINIÃO DO DENTUÇO:
-AS UNIVERSIDADES PARTICULARES CRESCERAM DE FORMA ABSURDA NO BRASIL.
-MUITAS PARECEM MAIS SHOPPING CENTERS DO QUE UNIVERSIDADES,MOSTRA
O INÍCIO DA ALIENAÇÃO DOS ESTUDANTES.
- ALGUNS CURSOS ESTÃO NA MODA:DIREITO/FISIOTERAPIA/EDUCAÇÃO FÍSICA.
-MUITAS UNIVERSIDADES "APENAS ENSINAM",SEM PASSAR CONHECIMENTO.
-LEMBRAR AOS FORMANDOS,QUE ENFRENTARÃO CONCURSOS E DISPUTAS.
POR EMPREGOS,ONDE O CONHECIMENTO É VITAL.
O "PULO DO GATO" RESIDE NO QUESITO BOA FORMAÇÃO.
-EM RELAÇÃO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTÃO SENDO DESTRUÍDAS POR FALTA DE RECURSOS.
-MUITOS PROFESSORES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS
ESTÃO MIGRANDO PARA UNIVERSIDADES PARTICULARES.EM ALGUNS CASOS, UM ARTIFÍCIO PARA MELHORAR A IMAGEM DAS UNIVERSIDADES!!!!!
-AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS SÃO FEUDOS DAS ELITES.ALÉM DOS
CURSOS OCUPAREM O TEMPO INTEGRAL.QUEM ESTUDOU EM BOAS
ESCOLAS, POSSUI UMA CHANCE ENORME DE CONSEGUIR A VAGA NA
UNIVERSIDADE PÚBLICA.
-VOCÊ TRABALHADOR DE TEMPO INTEGRAL,QUE ESTÁ ESTUDANDO
NUMA UNIVERSIDADE PARTICULAR,SABE QUE A QUALIDADE É FUNDAMENTAL NA SUA FORMAÇÃO!!!!!
-LEMBRAR QUE O LUCRO É PARTE FUNDAMENTAL PARA ENTENDER O PROCESSO
DE CRESCIMENTO DAS UNIVERSIDADES PARTICULARES.
SOU CONTRA O SUCATEAMENTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA,E A FAVOR DE UMA UNIVERSIDADE
PARTICULAR DE QUALIDADE!!!!!!!
FONTE: *ENSAIO DE GÊNERO por ADRIANO SENKEVICS
*REVISTA DO ENSINO SUPERIOR
* A NOVA DEMOCRACIA
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