UM PAÍS CHAMADO BRASIL!!!!!

                        

BRASIL AMOR ATÉ O FIM!!!!!!!

A onda de protestos que tomou o Brasil nos últimos meses acrescentou ao meu cotidiano uma atividade peculiar: a de apavorar estrangeiros com as notícias do meu país. Eu abro a boca, descrevo o que está acontecendo e em seguida é o estrangeiro que está de boca aberta e olhando assustado pra mim, sem acreditar que tanto descaso e corrupção possa acontecer num mesmo lugar. Eu sou a tristeza das festas, a angústia dos eventos sociais: dez minutos do meu lado e minha presa é capaz de fugir pra chorar no banheiro.
Depois do choque inicial eu sempre escuto a mesma pergunta:
Mas, estes políticos, quem foi que elegeu estes políticos?
E aí eu tenho que dizer a verdade: quem elegeu estes políticos, ou quem deixou que fossem eleitos foi a idiota que vos escreve, e os caros leitores do post.
Eu faço parte do maior grupo social do país: o dos analfabetos políticos. De acordo com este grupo, política era aquela coisa feita por aquelas pessoas naquele lugar chamado Brasília. Eleições eram a época do ano em que a novela começava mais tarde, porque aquele monte de chatos invadiam o horário nobre. PEC era o barulho que fazia quando a gente estourava o plástico bolha. O resultado da minha e da sua alienação é constatar que nós não somos governados por políticos, mas por quadrilhas que se intercalam no poder a fim de pilhar o Brasil.
Quando meus amigos estrangeiros me perguntam como foi que tudo isso aconteceu, eu entendo que a única forma de mudar é através do voto. Entendo que os protestos são lindos, mas também são como tentar matar formiga a grito: nenhum político vai tirar a bunda do Congresso porque tem gente indignada na rua. Entendo que este é um processo longo, que não vai durar meses ou anos, mas décadas.
Depois de seis anos entre o Rio e Nova York eu aprendi que governo bom é governo invisível: é aquele que a gente nem nota que existe. É quando a gente viaja sentada no metrô, coloca os filhos na escola pública, não anda pelas ruas com a bolsa espremida embaixo do sovaco. Governo ruim é aquele que a gente nota o tempo todo: passa horas no trânsito, tem que pagar por escola privada, anda na rua olhando pros os lados. Pro Governo ruim deixar de ser este elefante branco sentado em nossos colos, a gente tem que aprender a votar, e tem que aprender a ser político. Todo mundo vai ter que voltar pra escola e fazer de novo a aula de política que matou. Não dá pra enrolar brigadeiro sem sujar a mão, e o brasileiro vai ter que sujar a mão, por muito tempo, pra ter um futuro mais limpo.
Daqui de longe eu torço pra tudo mudar, enquanto aguardo a hora certa de assustar, com as notícias de meu país, os dois "americaninhos" que eu fiz com meu marido. Eu não quero que eles sejam analfabetos políticos, como a mãe se envergonha de ter sido, até o meio de sua vida.


FONTE: ***ÉPOCA -COLUNA DA RUTH AQUINO
     por MARTHA M. BATALHA(NOVA YORK)
                     ***DENTUÇO-TÍTULO DO POST
              *** IMAGENSGRÁTIS.COM.BR(bandeira)

Comentários

Postagens mais visitadas