A MUSICALIDADE E A MALANDRAGEM DE NELSON CAVAQUINHO.

                               

Nelson Cavaquinho nasceu Nelson Antonio da Silva, em 1911, na praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. Sua mãe, Maria Paula, era paraguaia e índia. O pai, Brás Antonio, tocava tuba da banda da Polícia Militar; um tio adotivo era violinista. Ainda menino, Nelson construiu um brinquedo feito com uma caixa de charutos com barbantes esticados e amarrados em pregos, simulando um cavaquinho.
A família vivia se mudando, com dificuldades para pagar aluguel. Quando Nelson tinha oito anos, passaram a residir numa casa ao pé do morro de Santa Tereza, onde ficava o convento das irmãs carmelitas. A mãe arranjou um emprego de lavadeira no convento, e Nelson passou a frequentar, com gosto, as aulas de catecismo das freiras. A ideologia cristã iria influenciá-lo por toda a vida e em muitas canções, inclusive a sua preferida: "Caridade"



                                        A FLOR E O ESPINHO. NELSON CAVAQUINHO




                           QUANDO EU ME CHAMAR SAUDADE.NELSON CAVAQUINHO




                                       
                                           "FOLHAS SECAS".NELSON CAVAQUINHO




                                       
                                        JUÍZO FINAL.NELSON CAVAQUINHO


*********************************************************************************

Sei que amanhã, quando eu morrer, os meus amigos vão dizer, que eu tinha um bom coração. Alguns até hão de chorar e querer me homenagear fazendo de ouro um violão. Mas depois que o tempo passar, sei que ninguém vai se lembrar que eu fui embora. Por isso é que eu penso assim, se alguém quiser fazer por mim que faça agora. Me dê as flores em vida, o carinho, a mão amiga, para aliviar meus ais. Depois que eu me chamar saudade, não preciso de vaidade. Quero preces e nada mais! (Quando Eu Me Chamar Saudade – Nelson Cavaquinho)



FONTE:*****YOU TUBE por TV CULTURA
              *****YOU TUBE por MACABROSMAX
              *****YOU TUBE por EDSON SOUZA
              *****RAIZDOSAMBAEM FOCO.
                        WORDPRESS.COM



Comentários

Postagens mais visitadas