A MUSICALIDADE E A MALANDRAGEM DE NELSON CAVAQUINHO.
Nelson Cavaquinho nasceu Nelson Antonio da Silva, em 1911, na praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. Sua mãe, Maria Paula, era paraguaia e índia. O pai, Brás Antonio, tocava tuba da banda da Polícia Militar; um tio adotivo era violinista. Ainda menino, Nelson construiu um brinquedo feito com uma caixa de charutos com barbantes esticados e amarrados em pregos, simulando um cavaquinho.
A família vivia se mudando, com dificuldades para pagar aluguel. Quando Nelson tinha oito anos, passaram a residir numa casa ao pé do morro de Santa Tereza, onde ficava o convento das irmãs carmelitas. A mãe arranjou um emprego de lavadeira no convento, e Nelson passou a frequentar, com gosto, as aulas de catecismo das freiras. A ideologia cristã iria influenciá-lo por toda a vida e em muitas canções, inclusive a sua preferida: "Caridade"
A FLOR E O ESPINHO. NELSON CAVAQUINHO
QUANDO EU ME CHAMAR SAUDADE.NELSON CAVAQUINHO
"FOLHAS SECAS".NELSON CAVAQUINHO
JUÍZO FINAL.NELSON CAVAQUINHO
*********************************************************************************
Sei que amanhã, quando eu morrer, os meus amigos vão dizer, que eu tinha um bom coração. Alguns até hão de chorar e querer me homenagear fazendo de ouro um violão. Mas depois que o tempo passar, sei que ninguém vai se lembrar que eu fui embora. Por isso é que eu penso assim, se alguém quiser fazer por mim que faça agora. Me dê as flores em vida, o carinho, a mão amiga, para aliviar meus ais. Depois que eu me chamar saudade, não preciso de vaidade. Quero preces e nada mais! (Quando Eu Me Chamar Saudade – Nelson Cavaquinho)
FONTE:*****YOU TUBE por TV CULTURA
*****YOU TUBE por MACABROSMAX
*****YOU TUBE por EDSON SOUZA
*****RAIZDOSAMBAEM FOCO.
WORDPRESS.COM
Comentários
Postar um comentário