COMO USAR O DINHEIRO. (cientista político ANTÔNIO LAVAREDA)


Li um artigo sobre otimismo no Brasil atual, texto do cientista político Antônio Lavareda, que dizia que “as pessoas estão consumindo hoje com o dinheiro que ganharão amanhã“.  Esta atitude é preocupante ao extremo pois demonstra que parte da população está avançando na poupança negativa, algo que ocorre há anos nos Estados Unidos. É o cheque especial, o cartão, o financiamento da viagem que fez nas férias, tudo junto.
Levantei aqui algumas dicas simples que eu uso e servem para quem quer começar a poupar:
  • Estabeleça um objetivo, faça um planejamento para atingi-lo e tente não sair da linha. É importante saber quanto se quer poupar e o que fazer com o dinheiro. Isso funciona como elemento motivador do planejamento.
  • Faça um “mapa” dos gastos dispensáveis e acompanhe o orçamento familiar mensalmente. Atitudes como analisar o extrato bancário, guardar os comprovantes de pagamentos dos cartões de débito e crédito e levar uma lista de compras ao supermercado facilitam na hora de elencar e eliminar despesas desnecessárias.
  • Considere parte dos supérfluos no orçamento fixo para não ficar chateado por não se permitir e com isso gastar por impulso num dia “daqueles”. Deixar no planejamento o valor para jantar fora e renovar parte do guarda-roupas pode ser melhor do que probir tudo e acabar gastando mais do que podia.
Para atingir os objetivos mais rapidamente, é importante t

Comentários

Postagens mais visitadas