O ARCO METROPOLITANO RJ.

                    

                           DESCRIÇÃO DO PROJETO 
O projeto do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro está em estudo desde a década de 70quando foi definido o traçado da rodovia RJ-109. Desde então, o projeto vem sofrendo modificações e aperfeiçoamentos sendo considerado como etapa essencial no desenvolvimento da estrutura viária do Rio de Janeiro. Em 2007, o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), classificou a interligação entre a BR-101/NORTE e a BR-101/SUL como obra prioritária para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. 
Em acordo realizado entre o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT e o Departamento de Estradas e Rodagem – DER, a implantação do Arco passou a ser de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do DER. A partir deste acordo, a rodovia passou a ser denominada Arco Metropolitano, associando a RJ-109 à BR-493. A concepção do “Arco Metropolitano” tem como principal finalidade de fazer a conexão rodoviária entre a BR-101/NORTE e a BR-101/SUL sem que haja a necessidade de trânsito pelas vias urbanas da Região Metropolitana, como a Avenida Brasil. Para tal ligação serão utilizadas,além do trecho correspondente à RJ-109, as BR-493 (Magé - Manilha) e um trecho da BR-116/NORTE, compondo quatro segmentos distintos (Figura 1): 
Segmento A: Trecho da Rodovia BR-493/RJ, entre a BR-101, em Manilha (Itaboraí), e o entroncamento com a BR-116, em Santa Guilhermina (Magé) – Em duplicação. 

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"A importância é a capacidade de estruturar toda a malha rodoviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, através da conexão dos cinco grandes eixos rodoviários do país com o Porto de Itaguaí, o que permitirá o acesso e a saída do porto para todo o território nacional além de, através da ligação transversal entre os cinco eixos, permitir a circulação entre os municípios da Baixada Fluminense, a cidade do Rio de Janeiro e o resto do estado, sem a necessidade de utilizar a Avenida Brasil, a Ponte Rio Niterói e trechos da Niterói Manilha, já saturados ao tráfego. “Na ponta do Arco tem o Comperj". 

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                                           NOVO RIO DE JANEIRO 
                                ARCO METROPOLITANO
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Através da ligação transversal entre os cinco eixos, vai permitir a circulação entre os municípios da Baixada, a cidade do Rio e o restante do estado, sem a necessidade de utilizar a Avenida Brasil, a Ponte Rio-Niterói e trechos da Niterói-Manilha, já saturados ao tráfego.
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DENTUÇO NELES!!!!!


"FORAM 40 ANOS DE PROJETO E SEIS ANOS DE OBRAS 
PARA SER INAUGURADO O PRIMEIRO TRECHO 
DO ARCO METROPOLITANO RJ".


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Os Meus Sonhos São Mais Belos que a Conversa Alheia"Não faço visitas, nem ando em sociedade alguma,nem de salas, nem de cafés. Fazê-lo seria sacrificar a minha unidade interior, entregar-me a conversas inúteis, furtar tempo senão aos meus raciocínios e aos meus projetos, pelo menos aos meus sonhos, que sempre são mais belos que a conversa alheia". 














 FERNANDO PESSOA


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FONTE:*****DNIT.GOV.BR
              *****UVA.BR/GRADUAÇÃO
              *****SERGIO CABRAL.COM.BR
              *****YOU TUBE por ALFATERRA
              *****RJ.GOV.BR
              *****CBN.GLOBO.GLOBO.COM
              *****CITADOR.PT

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