SETENTA ANOS PARA CHICO BUARQUE!!!

                 
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque (Rio de Janeiro19 de junho de 1944), é um músico,dramaturgo e escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos.
Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Cesário Alvim, escreveu seu primeiro conto aos 18 anos,ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu oFestival de Música Popular Brasileira com a música A Banda. Socialista declarado, autoexilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão do regime militar do Brasil nos chamados "anos de chumbo", tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Na carreira literária, foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como porLeite Derramado, em 2010.
Foi casado por 33 anos (de 1966 a 1999) com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Sílvia Buarque, Helena e Luísa.Chico é irmão das cantoras MiúchaAna de Hollanda e Cristina. Ao contrário da crença popular, Aurélio Buarque era apenas um primo distante do pai de Chico.
*********************************************************************************
AS MÚSICAS DE CHICO BUARQUE:


                                                   MULHERES DE ATENAS.



                                       
                                                                    CÁLICE.



                                       
                                                                 RODA VIVA-1967.


********************************************************************************

COMENTÁRIOS:
1-"Revelado em um festival de 1966 com a música A Banda, exemplo tímido do que teria a oferecer, o compositor carioca nunca definiu gênero algum. Moldou-se desde cedo – e com inegável maestria – à tradição da música nacional, elegendo como mestres Noel Rosa, Ismael Silva e o quase contemporâneo João Gilberto". 
2-"Por temperamento e formação – ele sempre disse fugir de grupos e rótulos –, Chico se esquivou do diálogo com movimentos musicais mais novos. Compondo sambas, sambas-canções, valsas e marchas, criou narrativas sobre o cotidiano e personagens marginalizados, retratados também em suas peças de teatro: a mulher da noite, o malandro, o operário". 
3-"Na segmentação política que se seguiu à ditadura, foi ficando claro que Chico não era apenas um cantor que protestava contra os militares. Era um cantor partidário, disposto a por o prestígio adquirido em rádios e festivais a serviço de um partido, o PT. Artistas e intelectuais que se põem a serviço de um projeto de poder abrem mão de algo que deveria ser sagrado para qualquer artista e intelectual, a sua independência. Para alguns, no entanto, Chico se tornou ainda mais encantador ao fazer isso".
4-"O último espasmo criativo do compositor se deu em 1993, no disco Paratodos. Canções como aquela que dá nome ao disco, além de Sobre Todas as Coisas e Futuros Amantes, se impõem sobre as que viriam depois, nos discos As Cidades, de 1998.
*********************************************************************************


Atrás da porta

Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
No teu peito, teu pijama
Nos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua
Chico Buarque

********************************************************************************eCHICO BUARQUE ENTREVISTADO
 POR MARÍLIA GABRIELA.


********************************************************************************

FONTE:*****WIKIPEDIA.ORG
             *****SIDNEYREZENDE.COM
             *****PENSADOR.UOL.COM.BR
             *****YOU TUBE por MTERESA SOARES
             *****VEJARIO.COM.BR
             *****YOU TUBE por MCC052009
             *****YOU TUBE por DAN SOUZA
             *****YOU TUBE por TAUIL

Comentários

Postagens mais visitadas