UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO!!!!!

                                   O CRISTO REDENTOR.
          Vale a pena mais uma visita neste monumento mundial!!!!!
          O diamante desta cidade!
          A cereja do bolo!
          Sem este ícone a cidade não é a mesma!!!!!
          Esta é a diferença entre ser carioca e fluminense!!!




ETERNAMENTE BRASILEIRO 

O consagrado compositor Antonio Carlos Jobim deixou eternizada, para a felicidade de todos os brasileiros, uma das canções mais poéticas sobre uma cidade.

“Samba do Avião” é uma música de boas-vidas, ou saudoso regresso à “Cidade Maravilhosa”, de um povo alegre, com inúmeras belezas naturais e na esplendorosa visão do maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. E a estátua que paira sobre a cabeça de todos os cariocas, é o guardião que abençoa esse lugar.

“Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro, estou morrendo de saudades. Rio, seu mar, praias sem fim. Rio, você foi feito prá mim.Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara...”.

Situado no topo do morro do Corcovado, o Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.Motivo de orgulho nacional, feito com tecnologia e recursos brasileiros, o monumento é o símbolo que zela pela beleza da Rio de Janeiro,e é a beleza-mor ao coroar todo esse espetáculo composto pela natureza.

UMAS DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO

Por sua imponência e grande reconhecimento internacional foi eleito e apresentado publicamente no Estádio da Luz na cidade de Lisboa,no dia 7 de julho de 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno, ,ao lado da muralha da China,Coliseu na Itália,Machu Picchu no Peru,Petra na Jordânia,Taj Mahal na Índia e Chichén Itzá no México.  A escolha,promovido pela New Open World Foundation, contou com mais de cem milhõesde votos, através de telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo.

Além de ser considerado o primeiro e maior monumento art déco do mundo, em 2009 o Guinness World Records considerou o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo do mundo. Mais uma mostra da grandiosidade desta construção.

UMA HISTÓRIA COM A  MARCA DO BRASIL

A construção do Cristo Redentor do Corcovado é considerada um grande marco da engenharia civil brasileira. Erguido em concreto armado, o monumento é revestido de um mosaico de pedra-sabão originária da região de Carandaí em Minas Gerais, que foi colado manualmente pelas senhoras da sociedade carioca da época.

A construção foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre Lazarista Pedro Maria Boss, à princesa Izabel, mas a ideia só tomou corpo  em 1921, quando se reuniu, no Circuito Católico, a primeira assembléia destinada a discutir o projeto local para a edificação do Cristo, a ser construído para comemorar o centenário da independência do Brasil, no ano de 1922.

Entraram na disputa o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio. Optou-se pelo Corcovado, pelo seu grande pedestal e pela ótima localização, sendo possível a sua visualização de várias zonas da cidade. O projeto escolhido foi o do engenheiro Heitor da Silva Costa.

A mando do cardeal Dom Sebastião Leme é organizada, em setembro de 1923, a “Semana do Monumento”, uma campanha nacional para arrecadação de fundos para as obras. A sociedade em geral se mobiliza. Vendem-se rifas, fazem-se festas, escoteiros pede-se dinheiro nas portas das casas e até as tribos dos Bororós do estado do Mato Grosso contribuem para tornar este sonho uma realidade.

Entre os anos de 1921 e 1923, Heitor da Silva Costa trabalhou em seu projeto, ao fazer os desenhos em parceria com o pintor e gravurista Carlos Oswald, além de fazer também os estudos relativos ao material a ser utilizado e ao tamanho final do monumento.

Em 1924, o engenheiro vai à Europa para escolher um escultor para desenhar a maquete final do seu projeto e contratar um engenheiro calculista. Dentre diversos escultores, sua escolha recai sobre o francês Paul Landowski, devido a seu estilo sem exageros modernistas, que a obra não comportava. Silva Costa escolheu também o engenheiro francês Albert Caquot, grande mestre em cálculos estruturais da época.
As obras de edificação do Cristo Redentor são iniciadas em 1926. Heitor Levy é o engenheiro mestre de obras, e Pedro Fernandes Vianna da Silva, o engenheiro fiscal.
De altura, o Cristo possui 30 metros e três centímetros. Com a base, que mede 08 metros e abriga a capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fica a imagem com 38m e três centímetros.

De envergadura, possui o Cristo 29,60m, sendo que o braço esquerdo é imperceptivelmente menor 40cm, para dar maior estabilidade à imagem. A cabeça de Cristo está inclinada 33cm para a frente sua coroa servia como pára-raios.
No dia 12 de outubro de 1931,um verdadeiro show de tecnologia estava preparado para a cerimônia de inauguração.

A iluminação do Cristo seria acionada a partir da Itália, de onde o cientista Guglielmo Marconi, a convite do jornalista Assis Chateaubriand, emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena no bairro carioca de Jacarepaguá. Por conta das condições climáticas, a iluminação foi acionada da própria cidade do Rio de Janeiro, o que não afetou de forma alguma a grandiosidade do evento.

2011, O ANO DOS 80 ANOS DO CRISTO REDENTOR

Em 2011, o Cristo Redentor do Corcovado completará 80 anos de existência. A comemoração planejada preenche um calendário anual que abrange todos os segmentos de cultura: música. artes plásticas,dança, teatro, esportes, educação, gastronomia, moda, turismo, entre outros. Será o maior planejamento temático da história do país.



fonte : * igrejasdoriodejaneiro .blogspot.com
           por ANTONIO JOSÉ

         **inserções: DENTUÇO




Comentários

Postagens mais visitadas