O LIVRO ANTES DE PARTIR.
Que tal tirar lições preciosas dos relatos de pacientes terminais e transformar a experiência num alento para todos nós? É exatamente isso que fez a escritora australiana Bronnie Ware, que passou a trabalhar como cuidadora apenas para sobreviver, mas que, aos poucos, foi se apaixonando pela profissão, tendo a sensibilidade de aprender filosofia com os últimos suspiros.
Antes de reunir as principais histórias num livro, Bronnie, que também é compositora de músicas populares na Austrália, publicou alguns relatos em seu blog, sempre trocando os nomes dos pacientes, para proteger a privacidade deles e dos familiares. A repercussão a assustou, pois recebeu a "visita" de mais de um milhão de internautas em pouco tempo.
Ware alterou quase todos os nomes presentes no livro para preservar a privacidade de amigos e parentes. A escritora e compositora australiana trabalhou prestando cuidados paliativos a pacientes terminais, a maioria deles com câncer.
Ao falar da morte, a autora mostra que, no fim da vida, não há números --saldos bancários ou preço do carro novo--, mas emoções. "Um perdão não pedido, de um 'eu te amo' não dito", como escreve o jornalista Jaime Pereira da Silva na edição brasileira.
Na introdução, a autora agradece as lições de vida que aprendeu nesse trabalho. "A todas as pessoas maravilhosas agora falecidas, cujas histórias não apenas construíram o livro, mas também influíram em minha vida significativamente"
*fonte: FOLHA/UOL
Comentários
Postar um comentário