O LUTA CONTRA DOR DE CABEÇA!!!!!!!
Olhe ao seu redor. A cada dez pessoas que você vê, sete sentem dores de cabeça eventuais ou frequentes, segundo a Organização Mundial da Saúde. São vários os sintomas. Dor latejante em um dos lados ou dos dois do crânio, sensação de pressão, de pontadas. Algumas estão associadas ao esforço físico, à tensão e até à relação sexual. A maioria das pessoas tenta resolver o desconforto com um analgésico. Se o remédio não fizer o efeito esperado, o comportamento mais comum é engolir mais um comprimido e esperar pelo alívio, que nem sempre chega porque o problema já se tornou crônico. Dentre os indivíduos acometidos regularmente pelas cefaleias – o nome científico das dores de cabeça –, pelo menos um deles sofre de uma das formas mais intensas e recorrentes do problema, a chamada enxaqueca.
Felizmente, a medicina está avançando na compreensão das causas e no desenvolvimento de terapias mais eficientes para controlar o mal-estar. “Acreditem: mais de 50% das dores de cabeça e crises de enxaqueca podem ser evitadas com bons tratamentos preventivos”.
A esperança de encontrar armas ainda mais potentes e com menores efeitos colaterais tem levado os pesquisadores a explorar o envolvimento de cada parte do cérebro nas dores de cabeça. Um dos últimos achados é a participação do tálamo, área que regula a percepção do espaço, a consciência, o sono e os estados de alerta, que são algumas das habilidades seriamente comprometidas durante as crises.
********************************************************************************
DICAS CONTRA A DOR DE CABEÇA:
Para auxiliar sua melhora, experimente também:
- Apertar o espaço entre as sobrancelhas;
- Beber bastante água;
- Colocar uma compressa de gelo no pescoço por dez minutos;
- Desligar o computador e ir para uma sala quieta para descansar;
- Dormir confortavelmente.
Se nada disso der certo, consulte um médico.
***A
Confira os principais alimentos que podem provocar dor de cabeça:
- Açúcar e doces em geral
Alcool, principalmente o vinho - Cafeína
- Carnes processadas como salame, toucinho, salsicha, etc.
- Queijos curados, soja, algumas leguminosas e fígado de galinha
- Chocolate e cacau
- Nozes
- Manteiga de amendoim
Algumas frutas (banana, figo, passas e abacate) Cebola - Produtos lácteos fermentados
*********************************************************************************
A lista de benefícios proporcionados pelos exercícios físicos parece não ter fim. O especialista em medicina do esporte Moisés Cohen, também da Unifesp, acrescenta: "Alguns artigos sugerem que outras substâncias liberadas durante a atividade física, como a epinefrina e os esteroides, podem estar por trás do alívio". A melhora na circulação sanguínea, que provoca um aumento da oxigenação cerebral, é mais um fator que colabora para o fim das dores. "Sem contar a diminuição do estresse", complementa a neurologista Norma Fleming, coordenadora responsável pelo Ambulatório de Cefaleia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Associação de Dor do mesmo estado.
fonte: **DONAGIRAFFA(FOTO)
** ANDREFELIPE.NET
** SAÚDEABRIL
** ISTO É SAÚDE
Comentários
Postar um comentário