FILHOS QUE MORAM COM O PAI!!!!
Mais de 80 mil filhos, a maioria com idade superior a 25 anos, vivem só com o pai
Famílias em que os filhos moram só com o pai cresceram cerca de 33% em dez anos. Muitos destes pais têm mais de 60 anos.
Mais de 80 mil filhos vivem só com o pai, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados a propósito do Dia do Pai, que se celebra esta terça-feira.
As famílias em que os filhos moram apenas com o pai são, em geral, agregados familiares de uma faixa etária mais velha, em comparação com famílias "convencionais". Os filhos que moram só com o pai têm, na sua maioria, mais de 25 anos e a idade média destes pais é de 56,6 anos.
A maior parte dos pais tem entre 40 e 59 anos e quase 39% têm 60 ou mais anos. A maioria dos pais em núcleo monoparental são viúvos ou divorciados.
"Esta estrutura etária traduz duas realidades distintas: por um lado a dos homens que ficam com os filhos após um divórcio, separação ou viuvez e, por outro, a de pais mais idosos, em que os filhos retornam a casa e/ou passam a cuidar dos pais", indica o Instituto Nacional de Estatística no relatório divulgado.
O estudo foi feito com base nos Censos de 2011 e indica, também, que mais de dois terços dos pais em núcleo monoparental têm apenas um filho a seu cargo. Cerca de 20% destes pais moravam com dois filhos e a quantidade de núcleos monoparentais de pai com três ou mais filhos é inexpressiva.
Quase metade dos pais em família monoparental estava empregada aquando do levantamento dos Censos.
As famílias monoparentais em que é o pai a morar com os filhos cresceram 33,2% nos últimos dez anos. Em 2011, mais de 64 mil pais viviam sozinhos com os filhos. Apesar do crescimento verificado, os núcleos monoparentais de pai representam apenas 13,3% do total das famílias em que os filhos moram apenas com um dos progenitores.
Contudo, os dados do INE indicam que mais de 90% dos pais vivem em núcleos familiares convencionais, isto é, famílias em que pai e mãe estão juntos (por casamento ou união de facto) e moram apenas com os filhos comuns.
Contudo, há uma grande disparidade no tipo de união dos cônjuges destas famílias ditas "convencionais": 83,7% são casados, enquanto apenas 8,8% vivem em união de facto.
Mais de metade dos filhos que moram com a mãe e com o pai têm menos de 15 anos. Em contrapartida, quase 18% dos filhos a viver neste tipo de famílias têm 25 ou mais anos.
Os teus, os meus e os nossos
O relatório do Instituto Nacional de Estatística refere ainda os "casais reconstituídos", isto é, núcleos familiares em que o casal tem "um ou mais filhos naturais ou adoptados, sendo pelo menos um deles filho apenas de um dos membros do casal".
O relatório do Instituto Nacional de Estatística refere ainda os "casais reconstituídos", isto é, núcleos familiares em que o casal tem "um ou mais filhos naturais ou adoptados, sendo pelo menos um deles filho apenas de um dos membros do casal".
Quase 60 mil pais portugueses estão incluídos neste tipo de famílias. Todavia, os núcleos familiares com filhos anteriores só do homem representam apenas 14,5% do total de famílias a viver nesta realidade. Dos mais de 105 mil casais reconstituídos que existiam em 2011 em Portugal, apenas 15.377 tinham filhos só do pai.
"A pequena proporção de núcleos familiares com filhos anteriores só do homem, tendo em conta o número de núcleos familiares com filhos anteriores apenas da mulher, evidencia o papel do homem enquanto padrasto nos casais reconstituídos", sublinha o relatório do INE.
FONTE: PÚBLICO PT /PORTUGAL
Comentários
Postar um comentário