O TEMPLO DO CONSUMO:SHOPPING CENTER.


                           

OS SHOPPINGS-CENTERS REPRESENTAM A OFENSIVA AVASSALADORA CONTRA OS ESPAÇOS PÚBLICOS NAS CIDADES,SÃO O CONTRAPONTO DAS PRAÇAS PÚBLICAS. 
A INSTALAÇÃO DE UM SHOPPING REDESENHA O TERRITÓRIO URBANO,REDEFININDO,DO PONTO DE VISTA DE CLASSE SOCIAL.OS SHOPPINGS,COMO EXEMPLOS DE NÃO-LUGARES,SÃO ESPAÇOS QUE BUSCAM FAZER COM QUE DESAPAREÇAM O TEMPO E O ESPAÇO.
O SHOPPING PRETENDE SUBSTITUIR À PRÓPRIA CIDADE.TERMINA LEVANDO AO FECHAMENTO DOS CINEMAS TRADICIONAIS DAS PRAÇAS PÚBLICAS.
NOS ANOS 1980 FOI ORGANIZADO UM PASSEIO DE MORADORES DE FAVELAS NO RIO DE JANEIRO A UM SHOPPING DA ZONA SUL DA CIDADE.SAÍRAM VÁRIOS 
ÔNIBUS COM GENTE QUE NUNCA TINHAM ENTRADO NUM SHOPPING.AS SENHORAS,COM SEUS FILHOS SENTAVAM-SE NAS LOJAS DE SAPATOS E SE PUNHAM A EXPERIMENTAR VÁRIOS MODELOS,VÁRIOS TAMANHOS,PARA ELA E PARA TODOS OS SEUS FILHOS,DIANTE DO OLHAR CONSTRANGIDO DOS 
EMPREGADOS, QUE SABIAM QUE ELES NÃO COMPRARIAM AQUELES SAPATOS
ATÉ PELOS SEUS PREÇOS.MAS NÃO PODIAM IMPEDIR QUE ELES ENTRASSEM E EXPERIMENTASSEM AS MERCADORIAS OFERECIDAS. EM UM SHOPPING CHIQUE DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO,UMA VEZ UNS SEGURANÇAS VIRAM UM MENINO NEGRO.CORRERAM PARA ABORDÁ-LO,SEM DÚVIDA COM A DISPOSIÇÃO DE BOTÁ-LO PARA FORA DAQUELE TEMPLO
DO CONSUMO.QUANDO A BABÁ DISSE QUE ELE ERA FILHO ADOTIVO DO CAETANO VELOSO,DIANTE DO CONSTRANGIMENTO GERAL DOS SEGURANÇAS.

*********************************************************************************

jovens-no-chão-presos-em-Vitória
SHOPPING VITÓRIA
Sábado, 30 de novembro, fim de tarde. Várias viaturas da Polícia Militar, Rotam e Batalhão de Missões Especiais cercaram o Shopping Vitória, na Enseada do Suá, no Espírito Santo. Missão: proteger lojistas e consumidores ameaçados por uma gente preta, pobre e funkeira que, “soube-se depois”, não ocuparam o shopping para consumir ou saquear, mas para se proteger da violência da tropa da PM que acabara de encerrar a força o baile Funk que acontecia no Pier ao lado.
*******************************************************************************




Cerca de seis mil adolescentes foram ao Shopping Metrô Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, na noite deste sábado (7) após marcarem encontro por mídias sociais na internet. Houve tumulto, a polícia foi acionada e o shopping fechou uma hora e meia mais cedo.
*********************************************************************************

FONTE:****NEGROBELCHIOR.CARTACAPITAL.COM.BR
              ****BANDUFORRUEIRO.COM.BR
               ****VEJARIO.COM.BR
               ****BAFAFÁ por EMIR DADER

Comentários

Postagens mais visitadas