Explicando pra quem não conhece o João Carlos Martins... Reparem que ele toca com muita leveza, e na mão direita ele praticamente só usa dois dedos. O fato é que ele sofreu dois acidentes, em épocas diferentes, que fizeram ele perder praticamente todo o movimento de ambas as mãos (e lembrando que antes disso ele era um pianista conceituado e virtuoso). Ou seja, imaginem a dor que ele não sente ao tentar tocar. E mais, imaginem a sensação de superação de ainda conseguir tocar e emocionar...
As traficâncias eleitorais mancharam o currículo do músico, Martins, porém, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal em 1995. Em 2002, após perder movimentos das mãos, resolveu voltar à música como maestro. Em 2009, o caso de corrupção rendeu-lhe uma condenação a dois anos e nove meses de prisão - período substituído por pena restritiva de direitos - por crime contra a ordem tributária. O maestro entrou com recurso e aguarda julgamento.
Cara, que coisa linda. Esta mûsica é um carinho na alma, é o lado bonito da vida, até da parte triste. Precisamos de algo assim de vez em quando, a vida será mais feliz e menos violenta. Obrigado maestro, obrigado Tom. Emocionante.
Parabéns, maestro, que seu exemplo de força, persistência, superação e amor. dos maiores que conhecemos no Brasil e no mundo, sirva de inspiração aos que reclamam da vida. Que possamos ser brindados com muitas outras interpretações de belíssimas MÚSICAS como esta, de verdadeiros compositores como este.