NÃO HÁ UMA SEM DUAS:MELANINA CARIOCA /CIDADE DE DEUS!!!!!!
O Vidigal sempre foi querido pelos artistas. A lista dos que moraram e frequentaram o morro desde os anos 1970 é quase tão ampla quanto a história da cultura carioca da época. A novidade, porém, veio com a estreia do filme Cidade de Deus em 2002, que levou jovens atores da comunidade ao estrelato. Foi quando o morro passou não só a ser endereço de famosos, mas a ter seus próprios representantes. Ali, a expressão “não nasce, estreia”, sentiu-se em casa.
Distantes na localização, as comunidades do Vidigal e Cidade de Deus uniram-se em uma obra que rodou o mundo. Mas, afinal, como isso aconteceu? E o que veio depois?
O cineasta Luciano Vidigal, produtor de elenco do filme original e diretor do documentário “Cidade de Deus – 10 anos depois”, com Cavi Borges, resume em uma frase: “O filme Cidade de Deus começou no Vidigal”.
O cineasta Luciano Vidigal, produtor de elenco do filme original e diretor do documentário “Cidade de Deus – 10 anos depois”, com Cavi Borges, resume em uma frase: “O filme Cidade de Deus começou no Vidigal”.
Foram 2000 inscritos, e 400 selecionados para a oficina, batizadas de Nós do Cinema e realizada na Fundição Progresso, na Lapa. Destes, 200 participaram do filme e calcula-se que 70% eram do Vidigal.
Alguns dos cerca de 140 selecionados no Vidigal tiveram papéis de destaque, como os irmãos Jonathan e Phellipe Haagensen (Cabeleira e Bené), Roberta Rodrigues (Berenice), Luiz Otávio Fernandes (Buscapé criança) e Thiago Martins (Lampião, líder do bando Caixa Baixa).
Em 2012, quando o filme comemora uma década de seu lançamento, a curiosidade torna-se quase inevitável: o que aconteceu aos atores depois do sucesso? O documentário “Cidade de Deus + 10” resgatará a história de 30 deles, não necessariamente do Vidigal.
Os jovens do Vidigal levaram destinos distintos. Enquanto uma parte continuou a atuar, alcançando grande visibilidade, há os que não puderam continuar na profissão e hoje trabalham em profissões não tão glamourosas.
Entre os que alcançaram a fama, diversos podem ser vistos em filmes e novelas, mas também seguiram carreira musical. Sete deles (Sabrina Rosa, Cintia Rosa, Jonathan Haagensen, Roberta Rodrigues, Luiz Otávio Fernandes, Marcello Melo Jr. e Micael Borges) formam a banda Melanina Carioca. Phellipe Haagensen segue em carreira solo e Thiago Martins está à frente do Trio Ternura, cujo nome faz referência ao trio da primeira fase do filme.
**FONTE: YOU TUBE por CAVIDEO/VIDIGAL.COM/MMELANINA CARIOCA
Comentários
Postar um comentário